Na Beinat trabalhamos, desde 1978, para garantir a todos os nossos clientes os melhores produtos em eletrónica, segurança de gás e controlo de temperatura.
Mantemo-nos atualizados sobre a evolução do mercado e da tecnologia, razão pela qual também oferecemos termóstatos e centrais para instalações solares: o nosso SC100/3 monitoriza a temperatura resultante dos painéis solares ligados à caldeira de água quente. Desenvolvemos também o SC200, uma central que distribui a água às caldeiras de armazenamento e ao sistema de aquecimento, e a versão SC200-PWM também está equipada com modulação de largura de pulso, que permite comunicar via 4-20 mA.
Por que razão falamos sobre isto agora? Porque estamos finalmente na primavera: as temperaturas sobem, os dias ficam mais longos e com o início da hora de verão, a partir do último domingo de março, teremos ainda mais radiação solar. As horas extras de sol, que nas nossas latitudes são sempre garantidas, podem ser utilizadas, entre outras coisas, para alimentar uma instalação de painéis solares.
Quais são as vantagens e as desvantagens de instalar os painéis solares?
Antes de mais, o sistema fotovoltaico permite economizar nas contas de energia elétrica e do gás. Os sistemas de armazenamento de energia produzida e não consumida permitem utilizar o sistema mesmo quando não há sol: mesmo após o pôr do sol será possível ter água quente produzida “em casa”.
Num mundo cada vez mais marcado pela poluição, é de evidenciar a produção de energia limpa e sustentável graças ao sistema fotovoltaico: o impacto de carbono de quem utiliza o sol como fonte de energia é muito menor de quem que utiliza apenas sistemas a gás.
Um imóvel com instalação fotovoltaica, se complementado por um bom isolamento térmico geral, tende a subir numa das quatro classes energéticas A (A1, A2, A3 ou A4).
Por conseguinte, o valor comercial do próprio imóvel também aumenta, aumentando assim as hipóteses de o vender no mercado.
Por fim, as instalações fotovoltaicas modernas requerem pouca manutenção, embora ainda seja necessária uma verificação geral de todo o sistema uma vez por ano.
Entre as desvantagens, seguramente o ainda elevado custo de investimento inicial, apesar dos incentivos estatais. Há também a necessidade de ter um telhado amplo ou uma superfície suficientemente grande (que tem de aumentar ainda mais ao nível do solo) para poder instalar painéis suficientes.
As vantagens superam as desvantagens? Provavelmente, mas o que é certo é que é necessário um equipamento que controle da melhor forma todo a instalação para evitar o desperdício de energia preciosa: para isso estamos cá nós da Beinat!